A ARTE DE DEIXAR PARA DEPOIS – A PROCRASTINAÇÃO NÃO COMBINA COM O SUCESSO.

Atualizado: 23 de ago. de 2021




A grande inimiga da produtividade é a procrastinação.


Vencer a procrastinação é o desafio de muitas pessoas que estão em busca do sucesso.


Mas o que faz uma pessoa procrastinar? Estudos revelam que não há um único motivo, mas que cada pessoa desenvolve o hábito de procrastinar por uma causa diferente. Sim, porque a procrastinação pode ser desenvolvida como o hábito de substituir algo que é necessário fazer por outro que leve a um prazer imediato, gerando uma recompensa que “engana” a mente. Desta forma o indivíduo não se sente improdutivo, mas também não faz o que deveria ser feito.


O grande problema é que após procrastinar e ao se darem conta de que não fizeram o que tinha que ser feito, as pessoas entram num processo de culpa ou arrependimento, baixando a energia e se desestimulando cada vez mais, pois se sentem incapazes e não merecedoras. Esse tipo de pensamento gera um looping de pensamentos e sentimentos, que só é interrompido por uma tomada de consciência e uma forte decisão de mudança de comportamento.


Impulsividade também faz com que as pessoas pulem de uma tarefa para a outra sem que as tenham terminado e isso está ligado também à característica de hiper-realização e ao workaholismo.

Uma poderosa aliada da produtividade é a disciplina e é também uma boa atitude para uma mudança de comportamento. Mas não é fácil ser uma pessoa disciplinada e para isso a dica é começar por pequenas tarefas ou fracionar grandes tarefas. Assim, a cada conquista ou término de execução é gerada uma descarga de hormônios da felicidade e que são grandes estimulantes que impulsionam seguir em frente.


As pessoas viciadas em trabalhar e que têm um perfil hiper realizador tendem a acumular tarefas, compromissos e responsabilidades e, ao perceberem que não darão conta entram num processo de procrastinação e consequentemente de frustação por não terminarem o que começam.

O “daqui a pouco eu faço” pode se tornar o “ainda não fiz” com muita frequência para os muito atarefados. Neste caso a dica é não deixar que o corpo seja mais forte que a mente e fazer imediatamente o que “disser” que vai fazer.


Uma boa técnica para ajudar nessas situações é hierarquizar as tarefas, começando pelo que é mais importante e comemorando ao término de cada uma delas, seja através de marcações num check list ou por uma auto recompensa, se premiando com algo simples ao final da realização de todos os compromissos do dia.


O fato é que podemos treinar ser menos procrastinadores e mais produtivos e existem várias formas de se fazer isso. Conhecer suas características comportamentais e reconhecê-las é o primeiro passo para quem deseja mudar o comportamento de procrastinador.


Organização do tempo, das tarefas e da mente e disciplina são essenciais para um processo produtivo. Não é fácil fazer isso, mas se você está em busca do sucesso, em qualquer área da sua vida, é inevitável uma mudança de comportamento. Ser diferente exige fazer diferente e fazer diferente exige sair do que é habitual e limitante.


E uma última dica para parar de procrastinar: dificulte as suas distrações. Saiba exatamente o que é capaz de te distrair e faça com que a ação para a distração seja mais difícil do que a ação do que é preciso ser feito. A facilidade da diversão está desviando muitas pessoas das atividades produtivas. Então, esteja consciente e presente para realizar primeiro o que te trará os resultados desejados e as distrações deixe como recompensa.


Enfim, somos seres diferentes, com características diferente e por isso não há uma receita certa e única com resultados exatos para todos. Seja um grande conhecedor de si mesmo e exercite a autopercepção somada a um forte desejo e decisão de mudar. Seu sucesso será apenas a consequência.

jaqueline.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro da live toda quarta-feira às 20h no Instagram!

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!