Meditação – Como esta prática pode te ajudar a alcançar seus objetivos.
Atualizado: 28 de dez. de 2020
"Quando você pensa, conversa com Deus. Quando você silencia, Ele conversa com você."
A palavra “meditação” vem do latim “meditatum”, que significa ponderar.
A forma de meditação mais próxima da que conhecemos hoje surgiu há cerca de 3 mil anos antes de Cristo, segundo escrituras indianas.
Sua prática foi sofrendo pequenas transformações ao ser adotada por diversas religiões como o Budismo, o Hinduísmo e o Judaísmo. Mas hoje sabemos que esta prática não está vinculada a qualquer religião e sim com a busca de conhecimento interior.
Somente no século 20 a meditação foi popularizada nos Estados Unidos por Paramehansa Yogananda, um guru indiano que tinha como propósito de vida difundir a prática no Ocidente.
Como a meditação pode me ajudar a alcançar meus objetivos?
Apesar de fazer parte da humanidade há séculos, ainda hoje encontramos muitas pessoas que por falta de informação deixam de se beneficiar desta técnica milenar.
As respostas para a maioria dos nossos questionamentos estão dentro de nós, mas insistimos em buscá-las fora.
A meditação é um dos melhores caminhos para o encontro com nós mesmos. A sua prática nos ajuda a limpar e acalmar a mente, que através de insights faz surgirem ideias e respostas para o que buscamos.
Meditar leva as pessoas ao encontro do seu “eu” mais poderoso e essencial, através de desbloqueios de dispositivos mentais que impedem ações que levam ao sucesso.
Um estudo realizado através de ressonância magnética mostrou que a meditação ativa a região do córtex pré-frontal do cérebro, que é responsável pela concentração e tomada de decisões.
Quando a mente está voltada para os problemas dificulta o surgimento de boas ideias. A meditação leva o praticante a um estado de tranquilidade, o que diminui os batimentos cardíacos e leva à calma e serenidade. A mente serena e descansada tem espaço para o surgimento de novas ideias.
Quando você medita e direciona seus pensamentos você conversa com Deus - a Sua Consciência e quando você silencia e acalma sua mente, ELE conversa com você.
Alguns benefícios da meditação.
Discernir entre o Ego e a Consciência
Obter Paz interior
Desenvolver a intuição
Desbloquear medos
Induz ao autoconhecimento
Aumenta a capacidade de realização
Melhora a capacidade de concentração
Equilibra as emoções
Acalma e limpa a mente
Alivia tensões
Reduz hormônios do estresse
Melhora a qualidade do sono
Desenvolve a imaginação, intuição e inspiração.
Desenvolve o poder de controle da mente
Influência da meditação na vida profissional
Muito comumente relatado hoje em dia, o estresse causado pela agitação mental e resultante do turbilhão de pensamentos e ações diários promove estados de raiva e irritação que prejudicam os relacionamentos, a vida profissional e a saúde, o que eleva a produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina. Esses hormônios são reduzidos com a prática da meditação, segundo comprovações científicas.
Estudos feitos na Universidade da Califórnia provaram que a meditação promove a capacidade de realizar conexões cerebrais, aumentando a densidade dos axônios, o que reduz a probabilidade de incidência de distúrbios psicológicos. Podemos dizer que a meditação é a “musculação para o cérebro”.
Além disso, a meditação libera os hormônios serotonina e endorfina, o que explica a sensação de prazer e bem estar durante e após a prática.
O fato é que a meditação deve ser um hábito de quem está em busca de sucesso e que tem suas metas como degraus para se chegar a um objetivo e transformar sua vida. É preciso silenciar e ouvir o seu coração. suas decisões serão mais acertivas.
Um abraço com carinho
Jaqueline Fam
Comments