top of page

PRINCÍPIOS E VALORES – CRIANDO UMA FILOSOFIA DE VIDA


Você tem uma vida pautada em princípios?

Quais são os valores que norteiam suas decisões?

Se você não entendeu ou não sabe responder a nenhuma dessas perguntas, está na hora de pensar mais sobre a sua vida e sobre você.

Saber quais são os princípios que guiam a sua vida é conhecer os pilares que definem quem você é.

Quando você se depara com uma obra em fase inicial e percebe que a sua estrutura (fundação, colunas, vigas) são fortes e robustas, já sabe que ali será erguido algo grandioso. Assim somos nós. Quando estamos sobre bases fortes, podemos crescer e ser tudo o que quisermos.

Princípio de vida é o que leva você a ser o melhor de si todos os dias, gerando uma transformação interna que define a sua realidade externa.

Princípios direcionam nossa conduta e estão alinhados à nossa essência, a quem verdadeiramente somos.

Você pode ter como princípio de vida: “terminar tudo o que começa”, “fazer o que fala”, “que cria a sua realidade”, “que a verdade está acima de tudo”, “honrar as pessoas que te ensinam”.

Agora, se você não tem consciência de quais são os princípios que regem a sua vida, reflita sobre seus comportamentos, pensamentos e ações; perceba em que estão apoiados. Ao identifica-los, tenha-os como base na sua caminhada e avalie sempre, para que estejam presentes na sua mente. Assim, sua jornada será mais tranquila, com a certeza de que está no caminho escolhido se sentindo responsável por isso.

Mas não são somente os princípios que governam nossos comportamentos. Nossos valores influenciam diretamente nas nossas ações.

Valores são características apontadas como relevantes em todos os momentos de vida, sejam no trabalho, nos relacionamentos, na nossa profissão, na saúde ou por numa experiência atual. Desta forma nossos valores mudam e se tornam mais intensos conforme cada situação e experiência.

São construídos ao longo d nossa vida e enraizados nas experiências de infância, quando vamos absorvendo as informações passadas por pessoas mais próximas, através do que vemos, ouvimos e sentimos.

O s valores podem ter significados diferentes para cada pessoa e podem ser formados por um conjunto de características. Assim, para uma pessoa que tem o valor de justiça muito forte, pode ter o respeito como um valor agregado, pois entende que um está atrelado ao outro.

Dando um exemplo, uma pessoa que está criando o seu próprio negócio ou em fase de expansão, pode ter o valor de sucesso ou de excelência muito alto, enquanto que para um funcionário que está operando na empresa, o valor do reconhecimento e da responsabilidade pode ser mais evidente.

O que importa é que, nossos valores estão sempre presentes em nossas decisões. De forma inconsciente, decidimos baseados nos valores mais fortes que temos. Valores possuem um papel importante no contexto social, pois são responsáveis por nos orientar nas ações do cotidiano e estão presentes nos nossos relacionamentos interpessoais e profissionais.

Para saber quais são os valores mais fortes em você, existem alguns testes feitos por pessoas especializadas como: psicólogos, terapeutas e coaches. Mas se quiser já refletir sobre os seus valores, identifique o que importa pra você em diferentes situações de vida. Busque uma palavra que faça você sentir que é o que importa num momento de tomada de decisão: respeito, honestidade, justiça, contribuição, sucesso, empatia, ...

Ao contrário do que muitos pensam não existem valores bons ou ruins e pessoas não são melhores ou piores porque têm alguns valores mais representativos. Temos todos e todos estão presentes na nossa vida. O que acontece é que, em média, existem cinco ou seis mais influentes e tudo depende do sentido e da importância que eles possuem para o momento presente.

Fazendo uma correlação, o princípio é como somos e valores é como estamos. Ambos criam a sua filosofia de vida.

Então, que tal pensar um pouco mais sobre a importância de princípios e valores na sua vida?


Abraço com carinho


Jaqueline Fam

jaqueline.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro da live toda quarta-feira às 20h no Instagram!

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone YouTube

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

bottom of page